O país está em festa… ou, pelo menos, boa parte votante dele…
Tudo na boa… como eu anulo meu voto, não posso reclamar de quem é eleito certo?
Não é bem assim… mas, vá lá.
Vendo as conversas e programas de rádio e tevê, ouço alguns argumentos que me roncam as tripas. Juro que acho que discutir política e religião é uma burrice, e, no caso de alguns ‘torcedores-votantes’, trata-se de uma religião política, o que me deixa mais encafifado ainda.
Não sou simpatizante da Dilma, tanto quanto não sou simpatizante do Serra… tanto que não votei em nenhum deles, mas, ouvir a comemoração do pessoal sob alguns aspectos é lamentável.
Ouvi hoje que, depois do Lula, o primeiro operário eleito presidente, temos a Dilma, a primeira mulher eleita. E daí?
Na minha cabeça doente e conspiracionista, achava que presidentes deveriam ser, em primeira instância, pessoas preparadas. Inteligentes, honestas, com passado impecável e coisas do gênero. Afinal, como já escrevi antes, para qualquer um de nós ingressar no serviço público, além de muito bem preparado, tem-se que passar na prova, ter ficha impecável e um porrilhão de documentos e certidões. Para ser advogado e tergiversar sobre as leis também. Estuda-se 4 anos e ainda faz uma prova da OAB depois. Mas, incrivelmente, para ser presidente da república, o chefe dessa cambada toda, NÃO PRECISA.
Enfim. Que a coisa não tem o menor nexo eu já sabia, tanto que, sou um utópico em achar que, se o pessoal se rebelasse e votasse nulo aos milhões, os caras se obrigariam a rever os conceitos e começar a propor coisas mais embasadas, com gente realmente capacitada, diplomada, testada e certificada.
Mas a comemoração segue. O pessoal está feliz da vida. O que é bom… para alguns…
Mas, ouvir essas coisas de ‘o primeiro…’ ou ‘a primeira…’ me irrita.
Depois do primeiro operário vem a primeira mulher. E depois? Virá o primeiro negro, o primeiro índio, o primeiro gay, o primeiro portador de deficiência, o primeiro transformista ou sei lá mais quem…
Que tal o primeiro presidente honesto, capacitado, sem passado sujo, sem alianças escusas, sem caixa 2 de campanha, sem tesoureiros faceiros, sem cabos eleitorais falcatruas e sem ter que vender a alma para meio mundo para conseguir maioria no congresso?
Alguém já tentou imaginar como seria?
Ou estão perdendo tempo demais com características totalmente irrelevantes para um governante???
Se ele é homem, mulher, cíclope ou centauro não me interessa. Interessa é que seja alguém que finalmente faça coisas pelo país antes de fazer pelo partido e pela base aliada. Alguém que não trema nas bases quando é ameaçado por algum imbecil que diz que vai jogar merda no ventilador. Alguém que não use a máquina pública para fins particulares ou de amigos e fidalgos em geral. Era só isso o que eu queria.
Ouvi uma frase genial pela net e não sei de quem é para dar os créditos e os parabéns. Era assim: “A Dilma diz que o Serra mente e o Serra diz que a Dilma mente. E o pior é que os dois estão dizendo a verdade…”
Segue o ‘carrossel democrático’, com o povo feliz da vida que agora teremos uma laranja de amostra do sexo feminino. Pra mim, dá no mesmo. Só espero é que ela não tome decisões importantes durante a TPM e era isso.
Vamos ver como fica… o setor da empresa que eu trabalho não recebeu benefícios fiscais e nem incentivos. A criminalidade onde eu moro subiu assutadoramente. Eu tive 5, eu disse 5 carros roubados nesses últimos anos, vi os juros lá em cima, vi o poder de compra caindo e vi o pessoal dando calote a 3×4 porque estão sem grana… não foi o que eu ouvi durante as campanhas… mas, talvez eu esteja em um universo paralelo, ou num episódio do “Além da imaginação”…
Uma explicação de como as coisas funcionam… lá, em 89, já era bagunçada a coisa… e pensam que mudou muito??? Nadica de nada…
Só o fato de se usar a expressão “primeira mulher” já é sinônimo de preconceito. E se ela fosse loira? Poderíamos dizer a primeira loira presidente? Por trás dessa impressão de conquista de direitos há o temor de que outorgar poder a uma mulher seja algo temerário.
Claro, em se tratando do PT, acho que qualquer coisa é temerária.
Pelo menos eu acho que a Dilma vai falar menos merda do que o Lula.
E, apesar da falta de carisma da Dilma com o povo, penso que o Lula esta para Dilma, assim como o Chaves está para o Silvio Santos: quando a audiência cair, o Lula aparece para fazer gracinhas com o povo, digo, para o povo.
Sendo assim, não nos preocupemos com os legisladores e executores. Temos que nos preocupar, sim, com o povo brasileiro, que mais uma vez deu demonstração de que a imbecilidade humana não tem limites.
Mano Menezes para presidente em 2014.
Pois é, Ju…
quando encerrarem-se os ‘primeiros’ alguma-coisa-mimimi-sofredor é que eu quero ver como é que vai ser… hehehe
Ferrinho, amei o texto, como sempre… :p
Vc já viu a equipe de transição??? Palocci!!! Precisa comentar? Mas o pior e saber que não tinhamos alternativa.
Depois volto com calma pra comentar direito. Bjks!!!
Fora o Sarney, Collor, Zé Dirceu, Genoíno e asseclas que regozijam-se no Olimpo petista…