Todo e qualquer bom analista de mercado, fora todo e qualquer acadêmico, irá dizer que a concorrência é algo benéfico para todos. E citará inúmeros postulados e autores famosos para confirmar. Eu mesmo tive que tratar disso enquanto fazia o meu trabalho de conclusão na faculdade. Tem uma porrada de gente que acha isso…
Lei da oferta e da procura… é o mais citado para ilustrar. Quanto mais gente querendo um produto, mais caro ele será… Resumindo, quanto mais escasso ele for, mais ‘lucrativo’ ele será, desde, é claro, que ele seja um produto de alta procura.
E essa lei poderia se aplicar a tudo? Por exemplo, ética, retidão e honradez… aqui no nosso ‘Braziu’ é artigo de luxo… e, enquanto não encontramos ninguém com essas características em abundância, ficamos mesmo nos confortando com gente com o passado coitadista e que se orgulham do quão fodidos foram na vida para almejar cargos maiores. Como se alguém merecesse mais por ter sido mais fodido do que o outro. Enfim.
Mas, voltando ao cenário concorrencial, que é o que rege o mundo capitalista moderno, e, enquanto para alguns é o carro-chefe do desenvolvimento, para outros, é a raíz de todos os males, gerando ganância e fodendo vários em detrimento de poucos. Sim, vivemos num mundo maniqueísta, existe o Bem ou o Mal, o Preto ou o Branco… as pessoas esquecem-se que existe o cinza… enfim…
Em uma cadeira de Estratégia eu aprendi sobre a estratégia do “Oceano Azul”, que, basicamente, refere-se a inovar e destacar-se até que, você fique acima da concorrência… ela não mais te afetará… será irrelevante…
Mas, isso tudo é muito bonito na teoria…
Tem um pontinho chave que não se aprende em cadeiras de estratégia: OS FALCATRUAS.
Sim, eles são um item que nenhum economista leva em consideração… e deveria…
Imaginem um administrador fazendo um cálculo de custos de uma mercadoria:
Custo do Item: R$ 10,00
Frete: 3%
Imposto Simples: 10%
Substituição Tributária entre estados: 13%
Custos Financeiros: 5%
Taxas e encargos financeiros: 5%
Comissão para o fiscal não multar o caminhão: 10%
Contribuição para o Partido do Deputado que vai aprovar a obra: 30%
Contribuição para o Partido do Deputado que vai aprovar a obra repassar à oposição para não embargar a obra: 10%
Cervejinha para os policiais rodoviários não atrasarem o caminhoneiro na balança: R$ 200,00
Pois então, isso é um cálculo que todos fazem, e, invariavelmente, se confirma. Mas, no balanço oficial o pessoal chama esses outros ‘custos’ de ‘custos imprevistos’… e chutam lá um percentual que ‘a título de provisão’ vai ser embutido no preço que VOCÊ vai pagar pela mercadoria esta.
Resumindo a encrenca toda: A gente não ‘paga’ os falcatruas só pagando impostos. Esses são só para os políticos, os demais falcatruas a gente paga no preço do dia a dia mesmo.
Então, para concluir, eu digo que, no nosso caso, quanto menos concorrência tivermos, melhor. As vezes é melhor aceitar um monopólio e se submeter que uma criatura enriqueça de maneira pouco ética, rapidamente, do que abrirmos o leque de possibilidades para várias pessoas, comerem migalhas que, somadas, dariam para João e Maria fazer uma trilha que daria 2 voltas na terra…
Ou seja, os falcatruas inflacionam o mercado, e, dessa forma, quanto menos tivermos, melhor… seria mais ou menos como na política a gente se render ao modelo americano de ‘Republicanos’ e ‘Democratas’, onde são só dois a sacanear… imagina o quanto a gente gasta para manter esse monte de partidos anões só dar apoio nas campanhas e lançarem candidatos ridículos para fazer número e dar a falsa sensação de que o processo é realmente democrático?
Fiquemos logo com a monarquia, onde só a familia real recebe sem fazer porra nenhuma… é uma considerável redução de custos…
– O chefe mandou prender o vagabundo…
– E o meu mandou só receber a verba e te levar embora…
[…] This post was mentioned on Twitter by Leandrokdeira, Ferris Bueller. Ferris Bueller said: Concorrência é uma merda… http://wp.me/pGanf-Fn […]